Como preservar fotografias por muitos anos

Como preservar fotografias por muitos anos

20 de Agosto de 2017  ·  Dicas

Essa é uma questão muito importante! Se há algumas poucas décadas todas as fotos eram reveladas e, quase todas, colocadas em álbuns que, muitas vezes, contavam nossa história em ordem cronológica, nos últimos anos isso mudou muito e muito rápido. Com o surgimento das câmeras digitais e, mais recentemente, smartphones com câmeras poderosas, o volume de imagem que produzimos é muito alto! Por isso, vem a dúvida: como faz para preservar e guardar essas fotografias com segurança?

Muita gente não se preocupa muito com isso até acontecer algum imprevisto. O celular dar pane, um assalto, roubo ou até mesmo perda do aparelho podem significar perder também as memórias de diversos momentos importantes da sua vida. Do mesmo modo, quando contratamos um fotógrafo e ele nos entrega arquivos digitais, será que temos o cuidado de fazer backups?

Mas, que bicho é esse?

Calma... backup nada mais é do que ter cópias dos seus arquivos em diversos locais. Mais de 1, de preferência. O backup é uma das formas de prevenir dores de cabeça em relação às fotografias. Abaixo listo algumas dicas fáceis para você cuidar das suas memórias!

1) Faça álbuns e impressões!

Quando contratar um fotógrafo, escolha pacotes que contenham também álbuns/fotolivros ou fotografias impressas avulsas. Se isso encarecer demais para você, negocie! Todo bom profissional é aberto à negociação justa e coerente :-) Você aí que tem mais de 30 anos deve ter alguns álbuns de família em alguma gaveta. E de vez em quando deve pegar alguns para dar uma olhada né... não é gostoso? Às vezes pode dar saudade de alguém que já se foi, mas é aquela saudade boa... já pensou se não fossem essas fotos? Nossa memória nos trai, certamente esqueceríamos alguns momentos únicos. Então, quando pensar em fotografia, pense no futuro. Mesmo que a tecnologia siga evoluindo, e seguirá, tenho certeza que a sensação de pegar um álbum e olhar com a família não vai deixar de ser mágica.

E mesmo com as fotos que você mesmo faz, periodicamente envie-as para impressão. Há serviços online que mandam entregar as fotos em casa! Além de extravio de DVDS, pen drive ou panes em aparelhos, outro ponto a se considerar é que o avanço da tecnologia não nos garante que os formatos de imagem gerados hoje por câmeras e smartphones poderão ser abertos em qualquer dispositivo e para sempre. Previna-se e mande revelar (ou imprimir) tudo o que é importante pra você! Depois organize em álbuns daqueles onde você pode colar as fotografias ou monte os fotolivros.

2) Faça backups!

Chegamos a ele, o backup. Isso quer dizer apenas que é prudente que você salve as suas imagens no computador/notebook, HD externo, pen drive ou em nuvem (Dropbox, Google Drive e semelhantes). E, se possível, utilize duas ou três dessas opções. Exemplo: voltou de viagem cheio de fotos no celular/câmera? Salve essas fotos no seu notebook, em um HD externo e na nuvem. Todo celular vem com um cabo de dados. É esse cabinho que você vai usar ou ainda pode fazer via alguns aplicativos dos serviços em nuvem ou de backup das próprias marcas de smartphone.

3) Digitalize as fotografias antigas

Se você tem fotos antigas reveladas, faça uma seleção e digitalize as mais importantes. Assim você poderá salvar junto a seus backups. Uma dica de arquivamento é separar por ano e, dentro de cada ano, por assunto.

E quanto às fotos reveladas, evite guardá-las em caixas de madeira, papelão ou couro, pois esses materiais podem passar umidade para o papel e causar fungos e mofo.

4) Use bons cartões de memória em sua câmera

Busque fornecedores e lojas confiáveis e use cartões de memória originais e de qualidade. O barato pode sair caro! Ah, não use micro SD (aquele que vai no celular) em câmeras digitais.

5) Mantenha seu celular funcionando bem

Se você só fotografa com celular, mais um motivo para cuidar bem dele. Limpe arquivos não utilizados periodicamente e depois de fazer o seu backup de imagens, apague-as do dispositivo. Isso faz ele funcionar melhor, aumenta sua vida útil. Então, fica um pouco menos provável de dar uma pane.

E aí, gostou das dicas? Se tiver alguma outra dúvida, deixe um comentário aqui embaixo!! :-)

Aproveita e dá uma olhada nas minhas redes sociais também: Instagram e Facebook.