Créditos e usos de fotografia

Créditos e usos de fotografia

28 de Junho de 2010  ·  Diversos


Eu sou sócia de dois fotoclubes gaúchos e nos fóruns é comum compartilharmos a indignação de ver fotos de amigos utilizadas sem permissão ou ainda, sem os devidos créditos. É uma coisa meio sem controle. A internet está aí, nossas fotos são publicadas na rede – porque é assim o meio mais fácil de mostrar nosso trabalho – e muita gente e muita empresa acaba roubando fotos e utilizando para fins comerciais, sem que o autor saiba ou receba nada por isso. Porque sim, nós fotógrafos, os autores, tivemos a ideia, a disponibilidade e o esforço de fazer uma foto, seja no lugar e nas condições que forem, e simplesmente não é justo que outras pessoas ganhem em cima disso. A menos, é claro, que o autor concorde com tal atitude. Do contrário, é roubo sim. Não fosse assim, não saberíamos de inúmeros processos judiciais ganhos em favor de fotógrafos.

A questão é que hoje em dia está quase impossível evitar que uma foto seja utilizada indevidamente. Muitos de nós enchem suas fotos de logotipos e toda espécie de marcas em busca de um pouco mais de proteção mas nem isso inibe aqueles que pretendem roubar uma imagem. O importante, na minha humilde opinião, é divulgar o máximo possível que essa prática é ilegal. Se todos souberem que os fotógrafos estão unidos e informados, saberão também que estamos de olho no que tem acontecido. E isso tem que começar pela própria categoria. É inadmissível, por exemplo, que um fotógrafo utilize foto de outra pessoa como sendo sua. E isso existe, e mais do que podemos supor.

Tudo é questão de bom senso. E de pensar que não podemos fazer aos outros o que não queremos que façam pra nós ou ainda, não devemos repetir com os outros os mesmos erros que já cometeram conosco.