Dica: 5 aplicativos para digitalizar fotos antigas pelo celular

Dica: 5 aplicativos para digitalizar fotos antigas pelo celular

03 de Setembro de 2017  ·  Dicas

No post anterior eu falei sobre como preservar as suas fotos, indicando alguns cuidados que você pode tomar para não perder arquivos e até fotografias impressas, certo?

Pois hoje quero falar justamente das fotos impressas. Fiz uma pesquisa e separei 5 aplicativos para digitalizar fotos antigas pelo celular!

1) Photoscan

Lançado no final de 2016, esse aplicativo é do Google e está disponível para Android e IOS. Você vai tirar uma foto da foto que quer digitalizar, mas não é só isso. A tecnologia do Photoscan elimina imperfeições e reflexos de luz, mesmo que a foto impressa esteja em uma moldura de vidro.

No app PhotoScan, você só precisa enquadrar a foto e mover a câmera para focar pontos indicados na tela. Apesar de não parecer nada além de fotografar um objeto, o que o aplicativo faz, na verdade, é capturar diferentes ângulos da imagem. Depois disso, um processo de aprendizagem de máquina (“machine learning”) seleciona as melhores partes dos vários quadros da foto e os recombina para compor uma foto digital sem imperfeições. Legal né? Tinha que ser o Google!

2) Photomyne

Também disponível para Android e IOS, o Photomyne tem um diferencial interessante que é o de poder digitalizar várias fotos seguidas sem precisar para ver o resultado de cada uma. E ele identifica fotos diferentes, então não vai salvar uma foto por cima da outra. Vale o teste!

3) Shoebox

Pelo que pesquisei, antes do Photoscan ser lançado, esse era o aplicativo queridinho da vez. Com o Shoebox, você pode colocar informações como nome da pessoa e data em que a foto foi feita. Ele tem armazenamento ilimitado, outro atrativo bem legal. Além disso, também tem os ajustes de perspectiva e bordas, entre outros. Está disponível para dispositivos Android e IOS!

4) CamScanner

Esse aplicativo permite diversas opções de edição após a digitalização, o que é legal pois você pode melhorar suas fotos, especialmente se são mais antigas. E ele também pode ser sincronizado com outras plataformas, incluindo serviços de armazenagem na nuvem. Tem para Android e IOS.

5) Pic Scanner

O Pic Scanner é um app exclusivo para iPhone e também digitaliza diversas fotos em seguida. Com isso, ele é capaz de detectar, cortar e salvar imagens de maneira individual, o que poupa bastante tempo do usuário.

Além disso, a digitalização é feita em ótima qualidade e é possível aprimorar o resultado final para que a foto não fique com aparência tão antiga. Bora testar!