Direito autoral e o direito de imagem

Direito autoral e o direito de imagem

29 de Julho de 2016  ·  Diversos

Como fotógrafa de família, eu pesquiso sobre muitos assuntos na internet. Leio blogs sobre festas, sobre gestação e uma porção de outras coisas relacionadas. Ao visitar um site bem famoso que começou falando sobre casamentos e hoje já aborda festas infantis e de 15 anos, me deparei com um lindo texto sobre uma festa infantil. Falava sobre a decoração, os doces, etc etc... lindas fotos. Todas sem crédito. Ao final, uma lista citando todos os fornecedores, menos o fotógrafo. Gente, as fotos sairam de onde? Pouco provável que o buffet ou a decoradora as tivessem feito. Fiquei chateada pensando nisso. Então, vamos conversar sobre o crédito que deve ser dado aos fotógrafos?

Além da proteção pela lei de direito autoral, é de bom tom e simpático dar o crédito quando você usa uma foto em uma publicação. Seja ela qual for, evite utilizar uma imagem sem creditar. De preferência, peça autorização antes de utilizar. Muitas pessoas buscam imagens no Google e salvam para utilizar em sites, blogs e outros materiais de suas empresas, muitas vezes desconhecendo o fato de que a maioria delas não é grátis. Não é porque uma imagem está na internet que ela é livre. O mau uso de fotografias pode ocasionar até mesmo processos judiciais. Esta semana mesmo um partido político foi condenado a pagar R$ 40 mil a um fotógrafo, por ter utilizado e manipulado uma fotografia dele sem pedir autorização e sem pagar por isso. Então, o assunto é sério.

É claro que, na maioria das vezes, o fotógrafo se contenta com o crédito correto. E, inicialmente, é isso que ele vai solicitar. Mas, é completamente compreensível que ele acione você judicialmente caso se sinta lesado. Pense bem, como você se sentiria se utilizassem o seu trabalho (sua força de trabalho ou um produto que você faz) sem pedir autorização e sem pagar? Você depende disso para viver, então é justo que seja remunerado, correto? A relação é a mesma.

Respeitando o direito autoral

Do mesmo modo, eu nunca publico uma foto em qualquer lugar que seja sem a autorização dos clientes. E, mesmo após publicada, eles têm total direito de me pedir para retirar do ar. Se a mim cabe o direito autoral, a eles é assegurado o direito de imagem. Então, queridos clientes e parceiros que utilizam nossas fotos para ilustrar textos ou mesmo para mostrar aos amigos nas redes sociais, lembrem-se sempre de citar o nome do fotógrafo. Ele ficará muito feliz e grato :-) Ouuu, busquem os bancos de imagem gratuitos.

Ah, pra saber mais sobre direito autoral e de imagem, dá uma olhada nos links abaixo:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm

https://camaraobscura.fot.br/direitos-autorais-e-direito-a-imagem/