Quarto Montessoriano: o que é e como fazer!

Quarto Montessoriano: o que é e como fazer!

17 de Abril de 2017  ·  Colunistas, Dicas

Por Lê Goulart - Arquiteta

Chegou a hora de escolher a decoração do quartinho do bebê, mas você está se sentindo um pouco perdida? Isto é normal, pois a quantidade de estilos, cores, materiais, móveis, objetos, etc. disponíveis é muito grande, e decidir o que realmente vai fazer parte deste ambiente tão especial é realmente uma tarefa difícil (e maravilhosa!).

Para te dar uma ajudinha, quero te apresentar o estilo Montessoriano, que é uma maneira de usar a decoração como elemento para o aprendizado criativo, onde a criança possa expressar livremente suas capacidades, além de desenvolver sua curiosidade e independência deste os primeiros meses.

Para você entender onde este estilo de decoração se fundamenta, segue uma breve explicação: O Método Montessori foi desenvolvido por volta de 1907, por Maria Montessori, primeira mulher da Itália diplomada em medicina. Além de médica, Maria Montessori era educadora e seu método propunha a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo. Seu trabalho enfatiza a importância de se criar um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança, capaz de permitir a livre expressão de suas capacidades. Em um ambiente rico e estimulante, a criança torna-se capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável.

Dicas práticas

Se você gostou e tem interesse em proporcionar esta experiência para seu bebê, veja estas dicas de como montar um quarto montessoriano:

· NADA DE BERÇO: isso mesmo, no quarto montessoriano, o berço é substituído por um colchão no chão (pode ter várias almofadinhas para proteger o bebê) ou por uma cama bem baixinha, para que a criança tenha livre mobilidade.

· TUDO AO ALCANCE DAS MÃOS: os brinquedos e livrinhos devem estar ao alcance das mãos da criança. Se for bebê, devem ficar no chão (pode ser dentro de caixinhas ou nichos), o importante é ser de fácil acesso e que a criança consiga pegar o que ela quiser (e guardar também) sem precisar da ajuda constante de um adulto.

· ESPAÇO LIVRE: quanto mais espaço livre para a criança brincar, melhor. Deixar com que ela se movimente pelo ambiente sem ter que ficar desviando de objetos e móveis faz com que ela tenha mais liberdade e segurança para brincar e aprender do seu jeito.

· ESPELHO: esta questão é polêmica, e se você não se sentir confortável em fazer, ok, não tem problema. Mas segundo o Método Montessoriano, fixar (bem!) um espelho em um local mais baixo, para que a criança consiga se enxergar facilmente, faz com que ela se perceba e se conheça, aprendendo através do seu reflexo.

· BARRAS NA PAREDE: as barras instaladas em algumas paredes ou somente em uma, vai depender do espaço que você tem disponível, é um recurso interessante, pois este elemento que ajudará no desenvolvimento da mobilidade da criança, fazendo com que ela aprenda a ficar em pé e andar sozinha.

Estes são os principais itens que um quarto montessoriano tem e são elementos que estimulam a criança de maneira espontânea, pois fazem parte do dia-a-dia dela. Claro que a supervisão de um adulto é sempre importante, mas dar uma certa liberdade para a criança se desenvolver no seu tempo e do seu jeito também é importante para a formação da personalidade dela!

Se quiser uma ajudinha para montar o quartinho do seu bebê, é só entrar em contato, que terei o maior prazer em fazer parte deste momento tão especial da tua família!

Espero que tenham gostado e acompanhem os próximos post’s sobre decoração infantil! Vejam abaixo algumas fotos que podem servir de inspiração.

Um abraço!

Fotos: Quarto para Bebê.